Policia Civil investiga crimes praticados por bando armado na Serra do Quilombo em Bom Jesus /PI

 

A Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus / PI (635 km ao sul de Teresina) está investigando bando armado que está praticando roubo de calcário na Serra do Quilombo, zona rural do município.

Segundo informações fornecidas por um servidor, o bando chefiado por o Sr. Marcelo Lamm, após ameaçar funcionários da Fazenda Bom Jardim e da empresa Celeiro Sementes, desviou 568 (quinhentas e sessenta e oito) toneladas de calcário de propriedade da Fazenda Bom Jardim I, depositando o produto em outra fazenda.

Para realizar a operação, o Sr. Lamm utilizou trator do tipo pá carregadeira da empresa Roda Trator, além de, pelo menos, 08 (oito) caminhões da empresa Transportadora e Corretora Berria.

Canzi prestou depoimento na Delegacia de Policia, alegando ter comprado o produto, sem conhecer a origem ilícita do mesmo. Foi apresentada uma nota fiscal emitida por o Sr. Marcelo Lamm, em nome da fazenda Vale das Veredas e da sua esposa.

O servidor informou ainda que, em maio deste ano, o Sr. Marcelo Lamm desviou mais de 35 (trinta e cinco) toneladas de soja que pertenciam á empresa Celeiro Sementes, fato que foi reconhecido em decisão proferida pelo Juiz da Vara Agrária. Entretanto, não foi determinada a abertura de investigação sobre a prática do referido crime, para posterior ajuizamento de ação penal.

Merece destaque o fato de atualmente a cidade de Bom Jesus/PI, polo econômico da região sul do Estado do Piauí, estar sem delegado da Polícia Civil, em razão das férias regulamentares do Titular da Delegacia Regional da cidade.

Da mesma forma, o Poder Judiciário tem demorado a dar uma resposta á situação, mesmo com a sucessiva comunicação e comprovação acerca dos lícitos cometidos por o Sr. Marcelo Lamm e seu bando, acarretando insegurança jurídica para as partes em litígio e para os produtores da região, que temem problemas parecidos em outras propriedades situadas na Serra do Quilombo.

O inquérito policial que investiga o roubo do calcário não foi finalizado. Sobre o furto da soja e de defensivos agrícolas praticados por Lamm e seu bando, os procedimentos investigativos não tiveram andamento, apesar do registro de ocorrências e das decisões proferidas pela Vara Agrária da Comarca de Bom Jesus.

Os documentos que comprovam as denúncias foram entregues ao portal show1.