Conselheiro piauiense Norberto Campelo suspende concurso de cartórios do PI
Os candidatos do concurso em andamento no Piauí para provimento dos cargos de titulares de cartórios receberam com estranheza a decisão do conselheiro Norberto Campelo, do Conselho Nacional de Justiça, de suspender a última etapa do certame, a prova de títulos.
A decisão atende a um pedido de meia dúzia de candidatos que se insurgiram contra a limitação do número de pós graduações em sentido estrito imposta pela Comissão do concurso numa lúcida tentativa de moralizar o concurso.
O concurso em questão é o primeiro certame para provimento destas serventias e tentativa de regularização destas atividades no Estado do Piauí, e se arrasta desde 2013. A suspensão do certame foi determinada no último dia 9.
O ingresso na atividade notarial e de registro, atualmente, mediante a aprovação em concurso público de provas e títulos. Entretanto, antes da Constituição Federal de 1988, as serventias notariais e de registros eram herdadas de pai para filho, ou até mesmo inseridas nos testamentos destinadas a algum membro da família, resultando em um eterno monopólio.
Publicado Por: Sávia Castro